Mauricio Arruda se inspira na multiplicidade do led para criar a arandela Bahia
A percepção das múltiplas potências do led, em uma visita à fábrica da Lumini, teve efeito imediato na mente criativa do arquiteto e designer Mauricio Arruda. “Eu imaginava, mas não tinha noção de que era algo tão tecnológico”, aponta. Diante disso, Mauricio analisou o portfólio da Lumini em busca de criar um produto complementar.
Assim nasceu a coleção Bahia, que pode se desdobrar em outras peças após esse primeiro lançamento na Design Weekend 2022. O nome homenageia o engenheiro Bahia, funcionário da Lumini há 40 anos, que direcionou Mauricio em meio à criação.
No desenho, a cúpula linear da arandela se articula a partir de um braço preso à parede. “É uma coleção decorativa, com forte apelo visual, que flerta com o DNA da marca”, explica ele. Confira a entrevista a seguir!

Como a luz entra em seus projetos de interiores? É um dos primeiros itens ou dos últimos a serem pensados?
A luz é pensada desde o início do projeto. Pensamos nela em uma interação com a arquitetura, pois ela cria arquitetura, ao delimitar espaços, orientar percursos e tornar os lugares mais aconchegantes e funcionais. Sempre há um pensamento integrado de iluminação técnica com iluminação arquitetônica e decorativa.
Fale um pouco sobre os materiais e formas da arandela Bahia, além dos melhores ambientes aos quais ela se aplica.
A arandela Bahia tem um braço de 2m de comprimento articulado, relativamente grande. Foi pensada para mesa de escritório, mesa de jantar, uma lateral de sofá, onde conseguiria alcançar a mesa de centro na sala. Eu a desenhei a partir da percepção da capacidade tecnológica da Lumini de desenvolver luminárias utilizando led. O led é uma fonte luminosa que permite vários desenhos diferentes e optei por desenhar uma coleção que pode se desdobrar depois. Inicialmente a ideia é que seja uma cúpula linear, e não redonda.

Por que o nome Bahia?
O nome Bahia vem de uma homenagem que resolvi fazer a um engenheiro que trabalha há 40 anos na Lumini, uma pessoa muito chave dentro da marca. O Bahia foi essencial tanto para o desenvolvimento tecnológico, quanto da parte ferramental, o desenho e a usinagem da cúpula e toda a parte técnica da luz também.
De que forma você pensa na luz indireta e suave nos projetos?
Sobre luz indireta e suave, uma coisa importante – e que essa arandela tem – é a possibilidade de posicionar a luz onde quiser, como direcionar a cúpula produzindo luz indireta ou direta no espaço. Acredito que essa suavidade tem a ver com customização e com usos diferentes que são possíveis ao usuário.
Parabéns querido, você broca, é barril dobrado c essa luminária Bahia.