luz e natureza: como a iluminação afeta o corpo humano e o meio ambiente

Você já teve a sensação de estar num ambiente fechado durante todo o dia e se sentir triste por não ver a luz do sol? Ou então entrar numa sala com luzes tão fortes que causam desconforto?
A verdade é que a iluminação de um ambiente faz toda a diferença em nosso bem estar. Não apenas favorece o conforto visual, mas regula nossos ciclos biológicos – e também da natureza ao nosso redor, que depende da fotossíntese das plantas. Nos grandes centros urbanos, ficamos enclausurados dentro de carros, apartamentos e escritórios, e, nesses lugares, somos expostos a diferentes tipos de luz, que nem sempre são adequadas para nossas atividades.
Cada vez mais, a arquitetura busca soluções que sejam benéficas para a saúde e bem estar do corpo. Para isso, unem o contato com a natureza e o uso estratégico da luz, tanto natural quanto artificial.
BIOFILIA E BEM ESTAR
Um fator que influencia diretamente nossa saúde é estar na presença de natureza. A inserção de plantas em ambientes internos tem diversos benefícios, como a diminuição da temperatura, o aumento da umidade e da qualidade do ar. Esses aspectos afetam positivamente o corpo, atenuando síndromes respiratórias típicas das grandes metrópoles, por exemplo, como sinusite, rinite e asma. Além disso, o contato com o mundo natural cria hábitos e comportamentos que serão levados para toda a vida.
Segundo estudo da Universidade de Cornell, o contato com a natureza desde a infância, seja em sítios, acampamentos ou cuidando de plantas domésticas, cria adultos mais engajados com a preservação ambiental. Eles também crescem com mais habilidades sociais e desenvolvem mecanismos próprios para lidar com o estresse e a frustração. Mais do que só contribuir para o bom funcionamento do planeta, a natureza está intimamente ligada ao bem estar do ser humano.
Para trazer a natureza de volta às grandes cidades, é essencial pensar em espaços que permitam a penetração de luz solar, uma vez que tanto plantas quanto pessoas tiram benefício dela, e em como complementa-la com a luz artificial, adequando a iluminação a cada ambiente e hora do dia. Assim, arquitetura e paisagismo trabalham juntos para criar momentos mais confortáveis e acolhedores, que estimulem o funcionamento saudável do corpo e da mente.