Luz e arte: a intersecção entre ver e refletir

A luz está presente em todos os momentos da nossa vida. Além de ditar nossa rotina e ciclos biológicos, ela também guia um sentido fundamental em nossa percepção do mundo: a visão. Por meio dela, percebemos cores, texturas, movimentos, dimensões e nos comunicamos com outras pessoas. 

Outra possibilidade para a visão, não tão óbvia, é a de reflexão subjetiva. Quando percebemos um objeto luminoso, ele tem o poder de provocar sensações muito únicas: por vezes, aconchego, ou então desconforto, entre milhares de outras possibilidades. A luz, quando explorada no sentido artístico, funciona como escultura viva.

A seguir, conheça três artistas que utilizam a luz como matéria-prima em suas obras.

Drift Studio

O Drift Studio explora o papel da iluminação e do design para reconectar o humano à natureza, reproduzindo intensidade e incidência da iluminação, além de formas orgânicas que remetem ao ambiente natural.

O Studio Drift existe desde 2007 é criação de dois artistas holandeses, Lonneke Gordijn e Ralph Nauta. A dupla, em conjunto a uma equipe multidisciplinar de 64 pessoas, cria esculturas, instalações e performances baseadas no uso da tecnologia para reprodução dos ritmos da natureza. 

A proposta do estúdio é trazer questionamentos acerca da relação entre humanos e natureza, explorando principalmente o espaço. O grupo acredita que a arte não deve moldar-se ao espaço, mas o contrário: o espaço deve ser propício à arte, para que eles possam integrar-se e contribuir um para o outro, reproduzindo o equilíbrio do ambiente natural.

Duas das instalações criadas pelo estúdio, que inspiram-se na delicadeza das flores e na fluidez do voo dos pássaros. [Imagens: Reprodução/Instagram]

Instalação Life

Concebida pelo artista islandês-dinamarquês Olafur Eliasson, a instalação Life está exposta desde 2021 na Fundação Beyeler. Com a obra, o artista procurou combinar experiências entre aqueles que participaram da concepção do projeto, os visitantes e também a natureza ao redor.

A casa onde está a instalação não tem portas ou janelas, e permanece aberta para visitação durante dia e noite, sem impeditivos. A luz natural, bem como insetos, plantas, sons externos e até o vento estão livres para passear em meio à obra, tornando-a diferente e única a cada dia.

Fotos da instalação em diferentes momentos do dia e da noite, cujas diferenças moldam a experiência do público. [Imagens: Reprodução/Instagram]

Instalação Dromos

A instalação Dromos surgiu baseada na Dromologia, teoria do filósofo francês Paul Virilio, segundo o qual a tecnologia acelera a percepção que os humanos têm do tempo. Elaborada pelos artistas Maotik e Fraction, também franceses, a obra audiovisual combina luz, forma e som numa experiência deslumbrante e imersiva, durante a qual o espectador se esquece da passagem do tempo.

Durante 40 minutos, a instalação ocorre numa sala de teto elevado, onde são projetadas luzes e formas nas paredes. O público pode acomodar-se em almofadas no chão, de onde observam o pulsar das formas digitais enquanto escutam músicas eletrônicas minimalistas. A partir da experiência, o espectador é convidado a refletir sobre o papel e a influência do mundo digital e do estímulo visual na vida moderna.

Fotos da instalação Dromos [Imagens: Reprodução/Casa Vogue]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

termos e condições

1. objetivo

o programa de indicações lumini pro permite que arquitetos, decoradores e designer de interiores (“embaixadores”), recomendem a lumini e possam indicá-la a um contato que ainda não é um cliente ativo da lumini (“contato indicado”).

as coletas das informações através das indicações têm por finalidade fomentar o negócio através da geração de novos leads e vendas, e estão descritas na política de privacidade

2. quem pode participar

são permitidos participantes pessoas físicas com idade igual ou superior a dezoito (18) anos completos no momento da inscrição no programa, residentes e domiciliadas no brasil, portadoras de cpf regularizado junto à receita federal do brasil e com número de registro em entidade reguladora de profissão (CREA, CAU, ABD, etc.). também são permitidas pessoas jurídicas regularmente inscritas no cadastro de contribuintes federal, com capacidade legal e registradas em uma dessas associações.

3. premiações

para indicação bem-sucedida, o embaixador receberá 10% (por cento) do valor dos pedidos realizados pelos indicados, sendo que o valor mínimo para resgate seja a partir de R$1.000,00 (um mil reais) e dentro do prazo de 6 meses, após esse prazo, os valores expiram e não será mais possível resgatá-los.

uma indicação é considerada bem-sucedida (completa) quando o contato indicado realiza um pedido na loja virtual da lumini a partir da indicação feita exclusivamente através do link compartilhável enviado pelo embaixador e este pedido é faturado.

as conversões e recompensas podem ser acompanhadas através do portal do embaixador, disponível no link e resgatadas a partir de solicitação do valor acima de R$1000 pelo email luminipro@lumini.com.br.

as recompensas são pessoais e intransferíveis.

4. regras de participação

o registro do embaixador no programa de indicações será vinculado ao endereço de e-mail informado no momento de seu cadastro e é necessário o preenchimento completo de todos os dados obrigatórios para que o embaixador esteja habilitado a indicar.

caso o embaixador preencha novamente o formulário utilizando outro endereço de e-mail, será considerado como um novo cadastro. caso identificada conduta de má fé ao realizar dois ou mais cadastros, o participante poderá ser excluído do programa de indicações sem aviso prévio.

é estritamente proibido indicar possíveis contatos obtidos mediante marketing de ferramentas de busca, outros canais de publicidade ou através de listas públicas ou privadas de contatos.

não há limites no número de indicações. os embaixadores podem indicar quantos contatos considerem que possam se beneficiar dos produtos oferecidos pela lumini.

5. considerações finais

a lumini reserva-se o direito de desqualificar qualquer embaixador e de revogar recompensas obtidas com indícios de fraude ou abuso do programa de indicações ou que violem estes termos de qualquer outro modo.

também nos reservamos o direito de cancelar este programa de indicações ou alterar os critérios de qualificação a qualquer momento e por qualquer motivo a nosso exclusivo critério. caso ocorra tal fato serão honradas as recompensas conquistadas previamente, desde que dentro da validade de 6 meses.

as dúvidas e controvérsias oriundas de reclamações dos participantes serão dirimidas pela organizadora, por meio do canal de atendimento luminipro@lumini.com.br.