Instalação imersiva convida a uma experiência em meio à materialização da luz

“A luz viaja distâncias inimagináveis. É possível que as estrelas que vemos agora não existam mais”, diz Theo Siqueira. Designer há 25 anos, ele viu sua carreira se tridimensionar ao longo do tempo e passou a se dedicar a cenografias curiosas. A instalação imersiva “A Luz” que você vê é uma das mais recentes e reflete sobre essa verdade poética e inquietante sobre o cosmos.
Dentro de um universo que une ciência e perplexidade, no espaço de 60 m² que a Lumini ocupou no Led Forum, Theo buscou materializar a luz. O objetivo era criar um “momento de alívio” em meio a um evento específico sobre o assunto, regido pelo tema “Look at the Stars”.
veja algumas imagens da instalação:
Na cenografia, um projetor refletia em oito telas semi translúcidas, nas quais as imagens eram registradas. Os 24 painéis de 2,50 x 2,40 m em voil atuavam como telas por entre as quais se podia circular, com a agradável sensação de um mergulho na luz.
“O público conseguia se ver em um ambiente tridimensional. Uma delas me contou que se sentiu em outro mundo”, aponta Theo, cujo maior foco do trabalho é a proposta de inserir o corpo no espaço e entender como o espaço interfere na percepção da pessoa.