“A luz precisa acompanhar a vida”

Foto: Maneco Quinderé e Associados iluminação

Um dos maiores talentos da cenografia e iluminação no país, Maneco Quinderé dá uma aula quando falamos desses temas. Nesta entrevista exclusiva para a Lumini, ele revela lições práticas que podem melhorar o bem-estar em casa. “A iluminação artificial precisa acompanhar o ciclo circadiano durante o dia todo.” Abaixo, ele detalha como fazer isso.

Qual a importância da iluminação na nossa vida?

A iluminação tem uma importância muito grande nas nossas vidas – tanto a luz natural quanto a artificial. A tendência mundial é termos luminárias que acompanhem a evolução do nosso organismo durante o dia, que se ajustem ao ciclo circadiano. A luz artificial possibilitou que prolongássemos nosso dia, aumentando nossa produtividade e melhorando nossas vidas também, embora isso afete nosso relógio biológico.

Quais os maiores erros que as pessoas cometem quando o assunto é a iluminação de casa?

O maior erro é não se preocupar com esse ciclo. Precisamos, ao entardecer, diminuir gradativamente a quantidade de luz ao nosso redor. Mas muitas pessoas querem manter a iluminação potente até à noite. Devemos utilizar iluminação como usamos a música: adequada a cada momento, aos ritmos do nosso dia. O profissional deve oferecer a possibilidade para que o morador faça essa diferença de temperatura e intensidade ao decorrer do dia.

E no escritório, como a luz pode ser melhor?

A questão é encontrar o equilíbrio entre a luz de trabalho do ambiente em geral e a que ilumina a atividade focada de cada departamento ou funcionário. O excesso de luz cansa, mas a falta dela pode causar exaustão também. É preciso dosar a quantidade de luz.

O que você aconselharia para alguém que quer melhorar a experiência de iluminação de sua casa?

Começaria buscando um especialista em iluminação. Às vezes a pessoa quer resolver um problema sozinha e acaba criando outro. Colocar dimer resolve, sim, mas um projeto de forma geral é uma solução mais efetiva. Contratar um light designer experiente é a saída – e o lado bom é que hoje há uma diversidade de profissionais no mercado, com habilidades e preços diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

termos e condições

1. objetivo

o programa de indicações lumini pro permite que arquitetos, decoradores e designer de interiores (“embaixadores”), recomendem a lumini e possam indicá-la a um contato que ainda não é um cliente ativo da lumini (“contato indicado”).

as coletas das informações através das indicações têm por finalidade fomentar o negócio através da geração de novos leads e vendas, e estão descritas na política de privacidade

2. quem pode participar

são permitidos participantes pessoas físicas com idade igual ou superior a dezoito (18) anos completos no momento da inscrição no programa, residentes e domiciliadas no brasil, portadoras de cpf regularizado junto à receita federal do brasil e com número de registro em entidade reguladora de profissão (CREA, CAU, ABD, etc.). também são permitidas pessoas jurídicas regularmente inscritas no cadastro de contribuintes federal, com capacidade legal e registradas em uma dessas associações.

3. premiações

para indicação bem-sucedida, o embaixador receberá 10% (por cento) do valor dos pedidos realizados pelos indicados, sendo que o valor mínimo para resgate seja a partir de R$1.000,00 (um mil reais) e dentro do prazo de 6 meses, após esse prazo, os valores expiram e não será mais possível resgatá-los.

uma indicação é considerada bem-sucedida (completa) quando o contato indicado realiza um pedido na loja virtual da lumini a partir da indicação feita exclusivamente através do link compartilhável enviado pelo embaixador e este pedido é faturado.

as conversões e recompensas podem ser acompanhadas através do portal do embaixador, disponível no link e resgatadas a partir de solicitação do valor acima de R$1000 pelo email luminipro@lumini.com.br.

as recompensas são pessoais e intransferíveis.

4. regras de participação

o registro do embaixador no programa de indicações será vinculado ao endereço de e-mail informado no momento de seu cadastro e é necessário o preenchimento completo de todos os dados obrigatórios para que o embaixador esteja habilitado a indicar.

caso o embaixador preencha novamente o formulário utilizando outro endereço de e-mail, será considerado como um novo cadastro. caso identificada conduta de má fé ao realizar dois ou mais cadastros, o participante poderá ser excluído do programa de indicações sem aviso prévio.

é estritamente proibido indicar possíveis contatos obtidos mediante marketing de ferramentas de busca, outros canais de publicidade ou através de listas públicas ou privadas de contatos.

não há limites no número de indicações. os embaixadores podem indicar quantos contatos considerem que possam se beneficiar dos produtos oferecidos pela lumini.

5. considerações finais

a lumini reserva-se o direito de desqualificar qualquer embaixador e de revogar recompensas obtidas com indícios de fraude ou abuso do programa de indicações ou que violem estes termos de qualquer outro modo.

também nos reservamos o direito de cancelar este programa de indicações ou alterar os critérios de qualificação a qualquer momento e por qualquer motivo a nosso exclusivo critério. caso ocorra tal fato serão honradas as recompensas conquistadas previamente, desde que dentro da validade de 6 meses.

as dúvidas e controvérsias oriundas de reclamações dos participantes serão dirimidas pela organizadora, por meio do canal de atendimento luminipro@lumini.com.br.