Lumini Talks: Conheça a trajetória de Esther Stiller

A arquiteta, pioneira do lighting design no Brasil, foi aprendiz de Lívio Levi e criou conceitos inovadores de iluminação na lumini

 

Esther Stiller é uma das mais renomadas profissionais da área de lighting design. Atualmente, ela leciona no instituto que leva seu nome, o Instituto Esther Stiller, e trabalha para levar adiante o legado de Livio Levi, arquiteto e designer também pioneiro na área de iluminação. Em entrevista para a Lumini Talks, série de lives disponíveis no Instagram da lumini, Esther conta sua trajetória desde a faculdade até a consolidação de sua carreira, relatando seus aprendizados com grandes mestres. Sua história está intrinsecamente ligada à trajetória da lumini, que cresceu e se expandiu pelas mãos de Esther. 

 

O Início

 

Tudo começou em 1967. Com 21 anos, Esther cursava o terceiro ano de Arquitetura e Urbanismo na faculdade Mackenzie. Juntamente a seu professor de Desenho Industrial, o arquiteto e designer Lívio Levi, Esther começou a projetar luminárias para o Palácio do Itamaraty. Até o momento, a iluminação das obras de arte ali expostas era improvisada.

 

Na década de 70, era comum contratar, para esses fins, os escritórios de conforto ambiental. Esse termo refere-se ao planejamento acústico, térmico e também de iluminação, que eram muito requisitados para a construção de teatros, por exemplo. No entanto, quando se tratava de pensar a luz como parte intrínseca ao ambiente, que desempenha papel de arte e também arquitetura, havia um amplo espaço inexplorado. 

 

Para o Palácio do Itamaraty, era necessário pensar a iluminação sob medida. O projeto arquitetônico monumental teve sua primeira recepção oficial em março de 1967, mas foi inaugurado apenas em 1970 – nesse meio tempo, detalhes imprescindíveis, como a luz, foram exaustivamente pensados e trabalhados. Durante esse período, Esther desenvolveu seu processo de criação baseando-se nas experiências com a arquitetura intuitiva de Niemeyer e a inovação proposta no escritório de seu orientador.

 

Sozinha em mar revolto

 

Em 1973, após tornar-se mãe, Esther recebe a notícia da morte prematura de seu grande mestre e amigo, Lívio Levi. “No escritório, trabalhávamos com obras de grandes artistas renomados, e eu me sentia muito pequena em comparação”, conta Esther, relembrando o período. A equipe do escritório, porém, reconhecia seu trabalho e envolvimento com os projetos, e depositou nela a força necessária para seguir em frente após a perda. 

 

“O respeito com que Lívio Levi tratava a iluminação e o espaço arquitetônico é uma lição a ser profundamente meditada” – Jorge Wilheim

 

Nos anos subsequentes, Esther tomou a responsabilidade de levar adiante o legado de Lívio. “Uma questão ficava sempre na minha cabeça: como representar a arquitetura de um colega? Como fazer uma homenagem, fundindo dois estilos únicos? Afinal, esse é o nosso propósito, a nossa profissão como lighting designers: redefinir e redesenhar o espaço para que ele alcance a mesma atmosfera idealizada inicialmente pelo arquiteto, tomando um pouco de sua personalidade.” Para trazer à tona todas essas ideias fervilhantes, novos integrantes passaram a fazer parte da equipe do escritório, que viria a se tornar a lumini.

 

Novos Ares

O primeiro deles surgiu junto a uma necessidade: a de fabricar as próprias luminárias para os projetos de Esther.  “Não tinham luminárias prontas no Brasil; era difícil fabricar. Depois de um tempo, mesmo a fábrica que nos fornecia no país fechou, e precisamos buscar outras alternativas”, relata a arquiteta.

 

Foi então que Gilberto Franco prontificou-se a trabalhar no escritório. “Apareceu um sujeito da FAUUSP [Faculdade de Arquitetura e Urbanismo] que queria falar comigo, porque gostava muito de iluminação. Ele era todo desgrenhado, carregando um monte de refletores, e não parava mais de falar: ‘Meu nome é Gilberto Franco, eu gosto de iluminação e fabrico meus próprios refletores. Meu sonho é trabalhar com você.”

 

Agora com apoio de Franco, que Esther descreve como “sonhador, com pés no chão, vasto conhecedor de matemática e física”, a equipe do escritório ia lentamente se adensando. E com novas pessoas, cheias de ideias ousadas e inovadoras, o escritório desenvolve design de iluminação de alta qualidade no Brasil. “Primeiro foi o Gil, mas depois vieram o José Luiz, a Mônica, o Carlos e todos os outros”, relembra Esther.

Nas próximas matérias, contaremos mais sobre a história da lumini e dos profissionais que nos tornam referência na área de lighting design, assim como Esther Stiller.

2 respostas

  1. Muito interessante pois este assunto (iluminação tratada como arte) ainda é pouco difundido em nosso país.

    Como o paisagismo a iluminação é parte complementar e fundamental ao projeto arquitetônico.

    Gostei muito e continuarei acompanhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

termos e condições

1. objetivo

o programa de indicações lumini pro permite que arquitetos, decoradores e designer de interiores (“embaixadores”), recomendem a lumini e possam indicá-la a um contato que ainda não é um cliente ativo da lumini (“contato indicado”).

as coletas das informações através das indicações têm por finalidade fomentar o negócio através da geração de novos leads e vendas, e estão descritas na política de privacidade

2. quem pode participar

são permitidos participantes pessoas físicas com idade igual ou superior a dezoito (18) anos completos no momento da inscrição no programa, residentes e domiciliadas no brasil, portadoras de cpf regularizado junto à receita federal do brasil e com número de registro em entidade reguladora de profissão (CREA, CAU, ABD, etc.). também são permitidas pessoas jurídicas regularmente inscritas no cadastro de contribuintes federal, com capacidade legal e registradas em uma dessas associações.

3. premiações

para indicação bem-sucedida, o embaixador receberá 10% (por cento) do valor dos pedidos realizados pelos indicados, sendo que o valor mínimo para resgate seja a partir de R$1.000,00 (um mil reais) e dentro do prazo de 6 meses, após esse prazo, os valores expiram e não será mais possível resgatá-los.

uma indicação é considerada bem-sucedida (completa) quando o contato indicado realiza um pedido na loja virtual da lumini a partir da indicação feita exclusivamente através do link compartilhável enviado pelo embaixador e este pedido é faturado.

as conversões e recompensas podem ser acompanhadas através do portal do embaixador, disponível no link e resgatadas a partir de solicitação do valor acima de R$1000 pelo email luminipro@lumini.com.br.

as recompensas são pessoais e intransferíveis.

4. regras de participação

o registro do embaixador no programa de indicações será vinculado ao endereço de e-mail informado no momento de seu cadastro e é necessário o preenchimento completo de todos os dados obrigatórios para que o embaixador esteja habilitado a indicar.

caso o embaixador preencha novamente o formulário utilizando outro endereço de e-mail, será considerado como um novo cadastro. caso identificada conduta de má fé ao realizar dois ou mais cadastros, o participante poderá ser excluído do programa de indicações sem aviso prévio.

é estritamente proibido indicar possíveis contatos obtidos mediante marketing de ferramentas de busca, outros canais de publicidade ou através de listas públicas ou privadas de contatos.

não há limites no número de indicações. os embaixadores podem indicar quantos contatos considerem que possam se beneficiar dos produtos oferecidos pela lumini.

5. considerações finais

a lumini reserva-se o direito de desqualificar qualquer embaixador e de revogar recompensas obtidas com indícios de fraude ou abuso do programa de indicações ou que violem estes termos de qualquer outro modo.

também nos reservamos o direito de cancelar este programa de indicações ou alterar os critérios de qualificação a qualquer momento e por qualquer motivo a nosso exclusivo critério. caso ocorra tal fato serão honradas as recompensas conquistadas previamente, desde que dentro da validade de 6 meses.

as dúvidas e controvérsias oriundas de reclamações dos participantes serão dirimidas pela organizadora, por meio do canal de atendimento luminipro@lumini.com.br.