luz e natureza: como a iluminação afeta o corpo humano e o meio ambiente

Você já teve a sensação de estar num ambiente fechado durante todo o dia e se sentir triste por não ver a luz do sol? Ou então entrar numa sala com luzes tão fortes que causam desconforto? 

 

A verdade é que a iluminação de um ambiente faz toda a diferença em nosso bem estar. Não apenas favorece o conforto visual, mas regula nossos ciclos biológicos – e também da natureza ao nosso redor, que depende da fotossíntese das plantas. Nos grandes centros urbanos, ficamos enclausurados dentro de carros, apartamentos e escritórios, e, nesses lugares, somos expostos a diferentes tipos de luz, que nem sempre são adequadas para nossas atividades. 

 

Cada vez mais, a arquitetura busca soluções que sejam benéficas para a saúde e bem estar do corpo. Para isso, unem o contato com a natureza e o uso estratégico da luz, tanto natural quanto artificial.

 

BIOFILIA E BEM ESTAR

 

Um fator que influencia diretamente nossa saúde é estar na presença de natureza. A inserção de plantas em ambientes internos tem diversos benefícios, como a diminuição da temperatura, o aumento da umidade e da qualidade do ar. Esses aspectos afetam positivamente o corpo, atenuando síndromes respiratórias típicas das grandes metrópoles, por exemplo, como sinusite, rinite e asma. Além disso, o contato com o mundo natural cria hábitos e comportamentos que serão levados para toda a vida.

 

Segundo estudo da Universidade de Cornell, o contato com a natureza desde a infância, seja em sítios, acampamentos ou cuidando de plantas domésticas, cria adultos mais engajados com a preservação ambiental. Eles também crescem com mais habilidades sociais e desenvolvem mecanismos próprios para lidar com o estresse e a frustração. Mais do que só contribuir para o bom funcionamento do planeta, a natureza está intimamente ligada ao bem estar do ser humano.

 

Para trazer a natureza de volta às grandes cidades, é essencial pensar em espaços que permitam a penetração de luz solar, uma vez que tanto plantas quanto pessoas tiram benefício dela, e em como complementa-la com a luz artificial, adequando a iluminação a cada ambiente e hora do dia. Assim, arquitetura e paisagismo trabalham juntos para criar momentos mais confortáveis e acolhedores, que estimulem o funcionamento saudável do corpo e da mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

termos e condições

1. objetivo

o programa de indicações lumini pro permite que arquitetos, decoradores e designer de interiores (“embaixadores”), recomendem a lumini e possam indicá-la a um contato que ainda não é um cliente ativo da lumini (“contato indicado”).

as coletas das informações através das indicações têm por finalidade fomentar o negócio através da geração de novos leads e vendas, e estão descritas na política de privacidade

2. quem pode participar

são permitidos participantes pessoas físicas com idade igual ou superior a dezoito (18) anos completos no momento da inscrição no programa, residentes e domiciliadas no brasil, portadoras de cpf regularizado junto à receita federal do brasil e com número de registro em entidade reguladora de profissão (CREA, CAU, ABD, etc.). também são permitidas pessoas jurídicas regularmente inscritas no cadastro de contribuintes federal, com capacidade legal e registradas em uma dessas associações.

3. premiações

para indicação bem-sucedida, o embaixador receberá 10% (por cento) do valor dos pedidos realizados pelos indicados, sendo que o valor mínimo para resgate seja a partir de R$1.000,00 (um mil reais) e dentro do prazo de 6 meses, após esse prazo, os valores expiram e não será mais possível resgatá-los.

uma indicação é considerada bem-sucedida (completa) quando o contato indicado realiza um pedido na loja virtual da lumini a partir da indicação feita exclusivamente através do link compartilhável enviado pelo embaixador e este pedido é faturado.

as conversões e recompensas podem ser acompanhadas através do portal do embaixador, disponível no link e resgatadas a partir de solicitação do valor acima de R$1000 pelo email luminipro@lumini.com.br.

as recompensas são pessoais e intransferíveis.

4. regras de participação

o registro do embaixador no programa de indicações será vinculado ao endereço de e-mail informado no momento de seu cadastro e é necessário o preenchimento completo de todos os dados obrigatórios para que o embaixador esteja habilitado a indicar.

caso o embaixador preencha novamente o formulário utilizando outro endereço de e-mail, será considerado como um novo cadastro. caso identificada conduta de má fé ao realizar dois ou mais cadastros, o participante poderá ser excluído do programa de indicações sem aviso prévio.

é estritamente proibido indicar possíveis contatos obtidos mediante marketing de ferramentas de busca, outros canais de publicidade ou através de listas públicas ou privadas de contatos.

não há limites no número de indicações. os embaixadores podem indicar quantos contatos considerem que possam se beneficiar dos produtos oferecidos pela lumini.

5. considerações finais

a lumini reserva-se o direito de desqualificar qualquer embaixador e de revogar recompensas obtidas com indícios de fraude ou abuso do programa de indicações ou que violem estes termos de qualquer outro modo.

também nos reservamos o direito de cancelar este programa de indicações ou alterar os critérios de qualificação a qualquer momento e por qualquer motivo a nosso exclusivo critério. caso ocorra tal fato serão honradas as recompensas conquistadas previamente, desde que dentro da validade de 6 meses.

as dúvidas e controvérsias oriundas de reclamações dos participantes serão dirimidas pela organizadora, por meio do canal de atendimento luminipro@lumini.com.br.