“Pavilhão Auxético”: teto inspirado em origami japonês filtra a luz como as árvores
A obra está exposta no pátio de universidade e imita os padrões da natureza a partir da arte do kirigami
Uma nova obra “Pavilhão Auxético”, do artista japonês Masaaki Iwamoto em conjunto com o Mika Araki Laboratory, mistura luz, sombra e recortes geométricos no pátio de uma faculdade em Fukuoka, no Japão. A instalação é feita de metal e tem recortes inspirados na arte japonesa do Kirigami, fazendo arte com os espaços vazios e a luz que penetra por entre eles.
A estrutura da instalação é porosa, de formas livres e tridimensionais. A técnica utilizada foi o recorte a lazer de uma folha de metal, que foi posteriormente moldada para criar formas geométricas tridimensionais. Essa moldagem pode ser feita tanto de maneira industrial, alcançando resultados mais precisos e rígidos, quanto manualmente, para obter formas mais fluidas e graciosas – como foi o caso.

Como resultado, em diferentes momentos do dia a luz permeia a estrutura, formando desenhos com contrastes claros e escuros no pátio. Com o material escolhido e a execução cuidadosa, os artistas buscavam alcançar um efeito de filtro e, ao mesmo tempo, reflexão da luz. O efeito deveria aproximar-se do comportamento da luz quando refletido sobre a superfície da água em um lago, ou da luz recortada entre as folhas de uma árvore.
A curvatura auxética, recurso utilizado na instalação, é uma solução arquitetônica que tem diversas aplicações, como controlar a incidência de luz solar e também promover a ventilação de espaços. Em ambientes internos, ela é uma ferramenta do design de iluminação para conferir mais personalidade e intenção a determinados espaços.
Uma característica interessante da curvatura auxética é que os grafismos formados por ela adquirem formatos diferentes ao longo do dia, de acordo com a incidência solar. No caso da obra japonesa, o material que compõe o teto da instalação tem uma característica especialmente marcante: o metal reage ao ambiente, expandindo ou contraindo conforme a temperatura, e modificando as formas projetadas no chão do pátio.

A inspiração para essa criação veio da arte japonesa dos Kirigamis. O termo refere-se à arte de “cortar papéis dobrados”, e consiste em criar designs e padrões geométricos ao aplicar cortes nos já difundidos Origamis. O Kirigami também é popularmente conhecido como “origami arquitetônico”, porque envolve projetar o formato almejado e, depois, executá-lo, transformando a folha de papel num plano tridimensional.
Outra fonte de inspiração para Iwamoto e Araki foi a morfologia celular dos corpos florais, isto é, os ritmos e formatos com as flores crescem e desabrocham na natureza. Para chegar o mais próximo possível dessa inspiração, os artistas uniram-se ao botânico Akitoshi Iwamoto, da universidade de Kanagawa, também no Japão.
sobre o artista
Masaaki Iwamoto nasceu em 1982, em Tóquio, no Japão. É arquiteto e professor na Universidade de Kyushu e, paralelamente, coordena o laboratório de arte e design que leva seu nome. Seu laboratório conduz experiências práticas e teóricas sobre arquitetura moderna no Japão e Sudeste Asiático, com foco em estruturas leves, adaptações ao ambiente e arquitetura de baixo custo.