“Pavilhão Auxético”: teto inspirado em origami japonês filtra a luz como as árvores

 

A obra está exposta no pátio de universidade e imita os padrões da natureza a partir da arte do kirigami

Uma nova obra “Pavilhão Auxético”, do artista japonês Masaaki Iwamoto em conjunto com o  Mika Araki Laboratory, mistura luz, sombra e recortes geométricos no pátio de uma faculdade em Fukuoka, no Japão. A instalação é feita de metal e tem recortes inspirados na arte japonesa do Kirigami, fazendo arte com os espaços vazios e a luz que penetra por entre eles.

 

A estrutura da instalação é porosa, de formas livres e tridimensionais. A técnica utilizada foi o recorte a lazer de uma folha de metal, que foi posteriormente moldada para criar formas geométricas tridimensionais. Essa moldagem pode ser feita tanto de maneira industrial, alcançando resultados mais precisos e rígidos, quanto manualmente, para obter formas mais fluidas e graciosas – como foi o caso.

Foto da obra “Pavilhão Auxético”, instalada no Japão. [Imagem: Reprodução/Masaaki Iwamoto Lab]

Como resultado, em diferentes momentos do dia a luz permeia a estrutura, formando desenhos com contrastes claros e escuros no pátio. Com o material escolhido e a execução cuidadosa, os artistas buscavam alcançar um efeito de filtro e, ao mesmo tempo, reflexão da luz. O efeito deveria aproximar-se do comportamento da luz quando refletido sobre a superfície da água em um lago, ou da luz recortada entre as folhas de uma árvore.

A curvatura auxética, recurso utilizado na instalação, é uma solução arquitetônica que tem diversas aplicações, como controlar a incidência de luz solar e também promover a ventilação de espaços. Em ambientes internos, ela é uma ferramenta do design de iluminação para conferir mais personalidade e intenção a determinados espaços.

Uma característica interessante da curvatura auxética é que os grafismos formados por ela adquirem formatos diferentes ao longo do dia, de acordo com a incidência solar. No caso da obra japonesa, o material que compõe o teto da instalação tem uma característica especialmente marcante: o metal reage ao ambiente, expandindo ou contraindo conforme a temperatura, e modificando as formas projetadas no chão do pátio.

A arquitetura de papel, ou Kirigami, é muito apreciada entre os japoneses. [Imagem: Reprodução/Unsplash/Thomas Renaud]

A inspiração para essa criação veio da arte japonesa dos Kirigamis. O termo refere-se à arte de “cortar papéis dobrados”, e consiste em criar designs e padrões geométricos ao aplicar cortes nos já difundidos Origamis. O Kirigami também é popularmente conhecido como “origami arquitetônico”, porque envolve projetar o formato almejado e, depois, executá-lo, transformando a folha de papel num plano tridimensional.

 

Outra fonte de inspiração para Iwamoto e Araki foi a morfologia celular dos corpos florais, isto é, os ritmos e formatos com as flores crescem e desabrocham na natureza. Para chegar o mais próximo possível dessa inspiração, os artistas uniram-se ao botânico Akitoshi Iwamoto, da universidade de Kanagawa, também no Japão.

sobre o artista

Masaaki Iwamoto nasceu em 1982, em Tóquio, no Japão. É arquiteto e professor na Universidade de Kyushu e, paralelamente, coordena o laboratório de arte e design que leva seu nome. Seu laboratório conduz experiências práticas e teóricas sobre arquitetura moderna no Japão e Sudeste Asiático, com foco em estruturas leves, adaptações ao ambiente e arquitetura de baixo custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

termos e condições

1. objetivo

o programa de indicações lumini pro permite que arquitetos, decoradores e designer de interiores (“embaixadores”), recomendem a lumini e possam indicá-la a um contato que ainda não é um cliente ativo da lumini (“contato indicado”).

as coletas das informações através das indicações têm por finalidade fomentar o negócio através da geração de novos leads e vendas, e estão descritas na política de privacidade

2. quem pode participar

são permitidos participantes pessoas físicas com idade igual ou superior a dezoito (18) anos completos no momento da inscrição no programa, residentes e domiciliadas no brasil, portadoras de cpf regularizado junto à receita federal do brasil e com número de registro em entidade reguladora de profissão (CREA, CAU, ABD, etc.). também são permitidas pessoas jurídicas regularmente inscritas no cadastro de contribuintes federal, com capacidade legal e registradas em uma dessas associações.

3. premiações

para indicação bem-sucedida, o embaixador receberá 10% (por cento) do valor dos pedidos realizados pelos indicados, sendo que o valor mínimo para resgate seja a partir de R$1.000,00 (um mil reais) e dentro do prazo de 6 meses, após esse prazo, os valores expiram e não será mais possível resgatá-los.

uma indicação é considerada bem-sucedida (completa) quando o contato indicado realiza um pedido na loja virtual da lumini a partir da indicação feita exclusivamente através do link compartilhável enviado pelo embaixador e este pedido é faturado.

as conversões e recompensas podem ser acompanhadas através do portal do embaixador, disponível no link e resgatadas a partir de solicitação do valor acima de R$1000 pelo email luminipro@lumini.com.br.

as recompensas são pessoais e intransferíveis.

4. regras de participação

o registro do embaixador no programa de indicações será vinculado ao endereço de e-mail informado no momento de seu cadastro e é necessário o preenchimento completo de todos os dados obrigatórios para que o embaixador esteja habilitado a indicar.

caso o embaixador preencha novamente o formulário utilizando outro endereço de e-mail, será considerado como um novo cadastro. caso identificada conduta de má fé ao realizar dois ou mais cadastros, o participante poderá ser excluído do programa de indicações sem aviso prévio.

é estritamente proibido indicar possíveis contatos obtidos mediante marketing de ferramentas de busca, outros canais de publicidade ou através de listas públicas ou privadas de contatos.

não há limites no número de indicações. os embaixadores podem indicar quantos contatos considerem que possam se beneficiar dos produtos oferecidos pela lumini.

5. considerações finais

a lumini reserva-se o direito de desqualificar qualquer embaixador e de revogar recompensas obtidas com indícios de fraude ou abuso do programa de indicações ou que violem estes termos de qualquer outro modo.

também nos reservamos o direito de cancelar este programa de indicações ou alterar os critérios de qualificação a qualquer momento e por qualquer motivo a nosso exclusivo critério. caso ocorra tal fato serão honradas as recompensas conquistadas previamente, desde que dentro da validade de 6 meses.

as dúvidas e controvérsias oriundas de reclamações dos participantes serão dirimidas pela organizadora, por meio do canal de atendimento luminipro@lumini.com.br.