Você sabe o que é ciclo circadiano?
O ciclo circadiano, popularmente conhecido como “relógio biológico”, tem a ver com o ritmo de funcionamento do nosso corpo. O termo “circadiano” deriva do latim circa diem, que significa “cerca de um dia”. Assim, ele designa todos os processos que acontecem diariamente no corpo humano desde o despertar – e até durante o sono.
Você pode não perceber, mas a digestão, a liberação de hormônios e a vigília, além de outros processos diários, estão ligados diretamente à nossa percepção da luz ambiente. Quando estamos ao ar livre, a luz natural regula nossos ciclos, e também oferece outros benefícios. Dentre eles, estão a produção de vitamina D – que só pode ser sintetizada com a luz solar –, a prevenção de transtornos como a depressão sazonal, entre outros.
No entanto, cada vez mais enclausurados em ambientes fechados, os moradores das grandes cidades encontram dificuldades em se conectar com a natureza e estar na presença de luz solar durante a maior parte do dia. Muitos dos ambientes em que estamos inseridos utilizam a iluminação branca, que é ideal para a concentração, foco e produtividade. Em ambientes domésticos, porém, a escolha inadequada da iluminação pode prejudicar a produção dos hormônios do sono e, assim, afetar o dia seguinte e também aqueles que virão.
HIGIENE DO SONO
Para respeitar e restabelecer o ciclo circadiano, é fundamental seguir uma rotina. Em primeiro lugar, deve-se manter o cuidado com o corpo e o contato com a natureza, seja pela prática de exercícios físicos ao ar livre, seja trazendo a natureza para os ambientes internos em que estamos inseridos.
Em segundo lugar, a iluminação utilizada nos espaços do dia a dia deve ser sempre adequada. Ao longo do dia, a luz do sol é fundamental para a saúde do corpo humano. Já na hora de descansar, é ideal optar por uma luz artificial mais suave e amarelada, que nos ajude a desligar-nos das tarefas do dia. Em especial, dos eletrônicos: a luz azul emitida por esses aparelhos induz o cérebro a entrar em estado de atenção. Isso inibe a produção de hormônios ligados ao sono, como a melatonina, e pode resultar em pouco descanso, falta de atenção e má disposição que se acumula por dias. O ideal, algumas horas antes de dormir, é desligar-se das luzes fortes e investir naquelas mais suaves e amareladas, que induzem ao relaxamento.